O que é fotografia lifestyle?
Foto: Renato Firmino Fotografia
A fotografia lifestyle tem como intenção principal registrar o que tem de mais verdadeiro numa cena. Existe sim uma “direção de modelos”, uma escolha da locação, ver a posição pra ficar melhor com a luz, mas a gente quer capturar sentimentos e expressões que são típicos daquela pessoa que você está fotografando, algo que seja bem o jeitinho da família que tá ali sendo retratada.
Em um ensaio de bebê, por exemplo, em um acompanhamento, tudo o que a gente mais quer registrar é o que o bebê desenvolveu e aprendeu naquele mês. Em um ele aprendeu a ficar de bruços, outro mês aprendeu a bater palminha, ou mandar beijo, fazer bichinho, dar língua, botar o pé na boca, o jeito como ele gargalha, a roupinha que cabe nele naquele mês. Essas coisas, sabe?
Na tradução ao pé da letra do inglês pro português lifestyle quer dizer estilo de vida.
Então é isso que precisa ser o nosso objetivo trabalhando com essa fotografia! Registrar o estilo de vida daquelas pessoas que estão ali, fotografar ações mais cotidianas, que eles gostam e tem tudo a ver com eles naquele momento da vida.
Eu gosto de dar como exemplo a conversa que tive com uma cliente quando quis entender o que ela e os filhos gostavam de fazer, o que eles tinha hábito de fazer juntos nos momentos livres e tal. Ela me disse que queria fazer fotos na praia, e eu perguntei qual a praia favorita deles, que eles mais frequentam e ela me respondeu “Nenhuma. Nunca vou com meus filhos pra praia porque a gente detesta”.
Fiquei pensando: “Oi?” Então vamos fazer as fotos em um lugar que vocês gostam, que costumam ir juntos, vai ficar bem mais verdadeiro que na praia.
Fui explicando e aí ela entendeu que as minhas fotos falariam sobre eles, contariam uma história, que seria algo muito além de ir pra um lugar visualmente bonito e sorrir pra mim.
Foto: coisadefotografa
A fotografia lifestyle tem sim uma característica tradicional da fotografia, que registra o cotidiano, mas misturado com um estilo mais moderno das fotos, menos clássico e super posado, produzido…
Na fotografia lifestyle a nossa principal meta é passar para as nossas fotos a energia das pessoas, deixar guardado um sentimento, contar a história de uma fase da vida deles e você só consegue captar isso permitindo que as pessoas ajam naturalmente, esquecendo de poses e padrões e sendo simplesmente elas mesmas.
Uma dica valiosa pra você começar a implementar esse estilo no seu trabalho é passar a observar mais os detalhes. O ambiente das fotos principalmente quando for em casa, prestar mais atenção no jeito das pessoas…
O pezinho do bebê, as mãos que por muitas vezes ficamos desatentos e elas dizem muito sobre um momento, objetos da casa da pessoa, os detalhes do quarto de um bebê, afinal os pais prepararam aquilo tudo com tanto carinho… As vezes um anel, um cordão, a xuxinha do cabelo do bebê ou a forma como a mãozinha dele fica sobre o peito da mãe enquanto ela o amamenta.
Isso vai trazer muito mais sentimento e verdade para as suas fotos e são detalhes que seu cliente não espera que você note, e você foi lá e reparou e eles vão ficar super gratos por aquele registro, por ser de algo tão importante pra eles!
O seu trabalho também vai começar a ter um diferencial a mais com isso! Porque cada família tem seu jeito, suas expressões e brincadeiras próprias, então você nunca vai fazer um trabalho igual ao outro, porque as pessoas não são iguais umas as outras quando são elas mesmas.
É uma forma de pensar fora da caixa mas pra fazer um trabalho ainda mais especial e único pra cada cliente.
Agora que você já sabe o que é fotografia lifestyle…
Fonte: coisadefotografa
Foto: coisadefotografa